Programa de Energia para o Brasil (BEP) inicia parceria com projeto GEF Biogás Brasil

  • O Programa de Energia para o Brasil (BEP), do Fundo de Prosperidade do Reino Unido, deu início a uma nova parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). O objetivo da parceria é reunir forças para acelerar a transformação de resíduos em energia no Brasil.
  • A parceria visa aumentar o uso de biogás e biometano na matriz energética brasileira. Esses biocombustíveis são fontes de energia de baixo carbono que podem ajudar o Brasil a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.

O Programa de Energia para o Brasil (BEP), do Fundo de Prosperidade do Reino Unido, deu início a uma nova parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). O objetivo da parceria é reunir forças para acelerar a transformação de resíduos em energia no Brasil.

A parceria visa aumentar o uso de biogás e biometano na matriz energética brasileira. Esses biocombustíveis são fontes de energia de baixo carbono que podem ajudar o Brasil a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.

A ação conjunta facilitará o compartilhamento de dados e informações e fortalecerá o intercâmbio de políticas e regulamentos que promovam uma transição energética de baixo carbono por meio do desenvolvimento do mercado de biogás e biometano.

O projeto GEF Biogás Brasil dá assistência a projetos de biogás em várias escalas, bem como apoio ao desenvolvimento de modelos de negócios e estratégias financeiras. Os principais objetivos do projeto são expandir a oferta de energia e combustível renováveis por meio do apoio à produção de biogás e biometano, fortalecer as cadeias de abastecimento de tecnologia no setor, e facilitar investimentos. O projeto GEF Biogás Brasil implementa acordos de cooperação com o setor privado para gerar oportunidades de negócios inovadoras e desenvolver projetos executivos, mobilizando investimentos privados voltados para a construção de plantas de biogás. O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

O Programa de Energia para o Brasil (BEP) oferece experiência internacional para apoiar a transição do Brasil para uma matriz energética limpa e sustentável que pode dar às partes desfavorecidas da sociedade mais controle sobre a fonte e os custos da energia que usam. O BEP apresenta inovações tecnológicas por meio de projetos-piloto implementados por empresas brasileiras e internacionais, e auxilia o Brasil a adaptar políticas públicas e regulamentações que promovem o uso de tecnologias de energia limpa.

O BEP faz parte do Fundo de Prosperidade, um fundo do governo do Reino Unido de £ 1,2 bilhões para desenvolver parcerias que promovam o crescimento econômico inclusivo em economias emergentes, prosperidade mútua e progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O BEP é implementado por um consórcio liderado pela Adam Smith International com as entidades Carbon Limiting Technologies, hubz, e Instituto 17.

(/brasil.un.org (Foto: UNIDO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *