Empresas do Reino Unido e EUA ‘atrasados’ na corrida para comercializar testes de diagnóstico COVID-19

A indústria de diagnóstico em países como Alemanha, Coréia do Sul e China lideram o processo de preparação dos testes de coronavírus para o mercado. Pesquisadores alertam que os regulamentos vagos da UE podem fazer com que ela se torne um “depósito de lixo” para testes ruins.

Nações com altas taxas de testes de coronavírus, como Coréia do Sul e Alemanha, também estão liderando o mundo na comercialização de testes de diagnóstico COVID-19 – superando em muito as indústrias domésticas de diagnóstico do Reino Unido e dos EUA, segundo uma nova pesquisa.

Pesquisadores também argumentam que os regulamentos vagos da UE para dispositivos de diagnóstico podem tornar a região um “depósito de lixo para testes de baixa qualidade”.

Uma equipe do Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge produziu o que eles dizem ser o conjunto de dados global mais abrangente de empresas que desenvolvem testes de diagnóstico molecular para o COVID-19.

Eles descobriram que 88% das empresas sul-coreanas que trabalham com COVID-19 e 80% das empresas na Alemanha agora têm testes no mercado ou estão prontas para serem lançadas. No Reino Unido, apenas 54% das empresas que desenvolvem testes COVID-19 têm um produto comercializado. Os EUA também ficam para trás em 67%.

A China possui 93 empresas de diagnóstico trabalhando no COVID-19, o número mais alto do mundo, 90% das quais comercializam testes.

A análise mais recente está disponível em um site criado pelo CancerScreen , um projeto de pesquisa de Cambridge financiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa sobre a economia política da inovação em diagnóstico.

“As estratégias de teste COVID-19 adotadas por diferentes países estão agora sob intenso escrutínio público”, disse o Dr. Stuart Hogarth, que lidera a pesquisa.

“O Reino Unido e os EUA foram criticados por não aumentarem a capacidade em comparação com lugares como Alemanha e Coréia do Sul. Podemos ver isso acontecendo na indústria global de diagnóstico molecular. ”

Com base no trabalho anterior, a equipe CancerScreen analisou a cobertura da mídia e elaborou listas de testes COVID-19 de organizações como a Fundação para Diagnósticos Inovadores (FIND) e o Laboratório de Inovação dos Institutos Nacionais de Pesquisa em Saúde do Reino Unido (NIHR).

Eles agora têm 303 empresas em seu conjunto de dados de empresas de diagnóstico molecular COVID-19 e seu banco de dados principal aumentou para 830 empresas.

A região da Ásia-Pacífico já dominava a indústria global, com 40% de todos os fabricantes de diagnósticos moleculares, em comparação com 29% nos EUA e 28% na Europa. Em termos de mercado COVID-19, a região Ásia-Pacífico é ainda mais dominante, com 55% de todas as empresas.

A região também está à frente quando se trata de comercializar os testes COVID-19. Na Ásia-Pacífico, 90% das empresas fazem um teste no mercado, comparado a 78% na Europa e 67% nos EUA.

“O atraso é impressionante porque reflete a propagação da pandemia, começando na Ásia-Pacífico e depois migrando para a Europa e América do Norte”, disse Hogarth. “Isso sugere que empresas nos EUA e na Europa poderiam ter respondido mais rapidamente quando a pandemia começou”.

Ele ressalta que alguns dos países com uma resposta eficaz de comercialização às necessidades de testes de diagnóstico COVID-19 são aqueles em que existe uma forte relação entre o estado e o setor manufatureiro.

“Um país como a Coréia do Sul exemplifica um padrão de industrialização em que o estado direciona o desenvolvimento econômico”, disse Hogarth.

“Nossos dados sugerem que uma forte liderança do governo nacional desempenha um papel na capacidade de resposta do setor, pelo menos nos extremos de líderes e retardatários”, disse ele.

Há também distinções importantes entre regiões e nações no que diz respeito ao ritmo e à natureza da aprovação regulamentar, diz Hogarth: “Embora a maioria dos países tenha implementado mecanismos rápidos de aprovação de emergências, a União Europeia já tinha uma barreira muito baixa ao mercado. entrada.”

Ele ressalta que a ‘marca CE’ – indicando que um teste está em conformidade com os regulamentos da UE – é autocertificada por quase todos os tipos de fabricantes de testes de diagnóstico: a empresa simplesmente se atribui uma marca CE.

“A falta de escrutínio regulatório torna a UE um mercado atraente para empresas”, disse Hogarth. A pesquisa CancerScreen mostra que há 50% mais empresas chinesas com marcas CE no mercado da UE do que realmente têm aprovação na própria China, um padrão quase idêntico na Coréia do Sul.

Cerca de 62 empresas na China, Coréia do Sul e Cingapura, além dos EUA, exportam atualmente os testes COVID-19 com a marca CE para a UE. Na China, Coréia do Sul e EUA, a posição é inversa: a maioria das empresas com testes aprovados é nacional.

Enquanto isso, apenas empresas sul-coreanas têm aprovação na Coréia do Sul, muito poucas empresas que não são chinesas têm aprovação na China, e essa tendência é replicada nos EUA.

Na semana passada, o New York Times informou que o governo do Reino Unido comprou dois milhões de kits para detectar anticorpos para o coronavírus de duas empresas chinesas, apenas para considerá-los ineficazes.

“Para evitar que a UE se torne um depósito de lixo para testes de baixa qualidade, é preciso tomar outras medidas”, disse Hogarth. “Isso já está acontecendo em nível nacional, pois os Estados membros são forçados a realizar uma avaliação pós-mercado para avaliar a qualidade dos testes e informar suas decisões de compras”.

“Nos últimos dias, a Comissão Europeia começou a estabelecer um papel mais ativo como um órgão de coordenação e saúdo esse desenvolvimento muito importante.”

A equipe CancerScreen agora está trabalhando em colaboração com o FIND para reunir mais dados sobre a resposta do setor ao COVID-19 e a Hogarth espera estabelecer vínculos com o NIHR Innovation Lab para trabalhos futuros.

Hogarth acrescentou: “É importante compartilhar recursos e conhecimentos. O FIND e o NIHR têm as listas definitivas porque possuem dados sobre imunoensaios e diagnósticos moleculares, mas nossa força é nosso entendimento mais amplo do setor de diagnósticos moleculares que desenvolvemos ao longo de muitos anos.”

Universidade de Cambridge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *